5 super poderes que a ciência nos proporciona
O sonho de criança está mais próximo: veja alguns super poderes que já estão sendo criados pela ciência.
1. Super-visão
O Xaver 800, produto da Camero, usa feixes de ondas milimétricas de radar para penetrar na parede e projetar imagens em 3D de qualquer coisa que esteja escondida por trás dela. Quando em uso, o aparelho ocupa uma área de 84 x 15 cm e pesa aproximadamente 15 kg.
Outras empresas também estão entrando no ramo da visão de raio-X. A Physical Options Corporation oferece uma aparelho portátil chamado de LEXID que pode revelar contrabando escondido atrás de paredes, carros e outros compartimentos. E para ajudar ainda mais, a ThruVision lançou a T5000, câmera que pode identificar diferentes materiais sob a roupa, plástico, gel, líquidos e principalmente armas, sem revelar detalhes “íntimos” do corpo da pessoa.
2. Anti-gravidade
Subir pelas paredes como certos animais, não é mais exclusividade do homem-aranha. Os cientistas têm trabalhado há anos para desenvolver um adesivo sintético que imita a viscosidade da lagartixa. Atualmente tal invenção está próxima de se tornar realidade graças a um novo método de uso do plástico que cria estruturas microscópicas similares.
Os exoesqueletos da Berkley Bionics e Lockheed Martin's Human Universal Load Carrier (HULC) são um exemplo de tal inovação. HULC, através de suas pernas de titânio, faz na parte externa do esqueleto humano o mesmo que o adamantium fez no interior do esqueleto do Wolverine.
Suas pernas de titânio são montadas em uma armação que abriga uma unidade de potência e uma pequena placa de microcomputador. Uma das características mais impressionantes do HULC é que ele não requer joystick ou mecanismo algum de controle manual. Assim como a famosa roupa do Homem de Ferro, o dispositivo pode sentir os movimentos de quem está operando e reagir de acordo.
Para minimizar a tensão suportada pelo usuário, o projeto possui sistemas hidráulicos que fazem com que agachar e levantar tamanho peso seja tão simples como um piscar de olhos [fonte: Lockheed Martin - em inglês]. No momento, suas aplicações têm fins militares específicos, mas o “gigante” já está também começando a ser explorado para outros fins, como industriais e médicos.
No início de 2009, a IBM registrou a patente do Bionic Body Armor, um dispositivo envia pequenos choques aos músculos de quem o está portando, obrigando a pessoa a desviar de um tiro de forma involuntária. Pequenas armaduras também já estão sendo desenvolvidas, como armaduras líquidas. Uma versão usa fluídos magnetoreológico (MFS), que engrossam quando expostos a um campo magnético, e outra usa fluídos que endurecem quando agitados ou golpeados fortemente por um objeto.
Se nós tivéssemos o super poder de manipular o tempo, seríamos capazes até mesmo de evitar o aquecimento global. Embora estejamos muito distantes de tais habilidades, os cientistas têm uma técnica na manga para manipular o tempo: semear nuvens. A semeação de nuvens tem suas raízes nos Estados Unidos, nos anos 1940. Hoje em dia é usada para aumentar a precipitação, dispersar nuvens e nevoeiros, e suprimir chuva de granizo.
0 Comentários:
Postar um comentário
Olá!! Obrigada por comentar! Somente comentários educados e relevantes serão autorizados. Caso faça alguma pergunta, responderei abaixo.