Dando um tempo

Gente, vou dar um tempo desse blog. Já há meses acho que ele perdeu a minha cara, ou eu mudei, sei lá; simplesmente não tenho me identificado com ele.

Pode ser que ainda surja alguma postagem por aqui, de humor ou imagens fantásticas.

Qdo vencer o domínio, não sei se vou renovar, então quem quiser acessar vai ter que usar o endereço do blogger, anotem aí: http://lucia-inthesky.blogspot.com

Continuo Lucia in the sky, mas agora em outra plataforma, ainda meio sem forma, mas devagar vou ajeitando: http://lucinha.tumblr.com/

Também vou continuar com minhas participações no Bem Casadas e no Cristão da Universal.

Mantenha-se informado me seguindo no twitter .


Bjins :-*

29 janeiro 2010

Como gerenciar seu dinheiro de forma eficiente.

É impressionante a quantidade de pessoas com dívidas no Brasil e no mundo. Pior que isso é a desculpa que a maioria tem quando o assunto é dinheiro: "Sobrou mês no meu salário …". 


Ao meu ver o maior problema em relação ao dinheiro é a falta de gerenciamento.




Não importa o quanto você ganha, mas sim o quanto você gerencia esse dinheiro ganho. Basta ver as pessoas prósperas e bem-sucedidas, todas elas tem um plano de gerenciamento de dinheiro, todas o controlam, definem prioridades e se mantêm fiéis a esse modelo de gerenciamento, não fazendo escapadinhas de vez em quando.

Mas falar do problema de gerenciamento de dinheiro é simples, o difícil é como gerenciar efetivamento o dinheiro. Se você já teve a oportunidade de ler o livroOs Segredos da Mente Milhonária de T. Harv Eker deparou-se com um modelo muito interessante de gerenciamento, o qual reproduzo abaixo:

10% - Conta da Liberdade Financeira
10% - Conta da Diversão
10% - Conta de Poupança para Despesas de Longo Prazo
10% - Conta da Instrução Financeira
50% - Conta das Necessidades Básicas
10% - Conta das Doações

Essa divisão proposta por Harv Eker é fantástica pois diferente de muitas dicas que ouvimos sobre dinheiro e sobre poupar 10% de tudo que recebemos, essa divisão ajuda a regrar a nossa conduta em relação ao dinheiro.

Vamos analizar com detalhes:

10% - Conta da Liberdade Financeira Essa é a conta que irá nos encaminhar para a Liberdade Financeira ou seja, será ela a responsável pelo nosso dinheiro que não deverá ser tocado por nada, ao menos que a utilizemos para ganhar mais. Ela é como a galhinha dos ovos de ouro, só iremos consumir dela os ovos, juros, nunca a galhinha ou o capital investido.

10% - Conta da Diversão Aqui é sem dúvida uma grande sacada. O ser humano precisa de alguma forma equilibrar sua vida. Se por um lado você economiza tudo que pode, em um dado momento o seu pensamento vai contra você e diz em alto e ótimo som: "Ei! Por que você está fazendo isso?! Você poderia estar viajando ao invés de trabalhar! Pare!!!" e é nesse momento que todo o seu esforço começa a ir por água abaixo pois a sua determinação e vontade ficam abaladas com esse pensamento. Por esse motivo essa conta é de extrema importância. Todo mês reserve 10% de seus ganhos líquidos e gaste-os , isso mesmo GASTE-OS TODOS em algo que te de prazer e te faça se sentir realizado. Seja um jantar com requinte, ou ainda uma garrafa do vinho mais caro ou ainda uma noite em um hotel cinco estrelas. Não importa, o importante é que essa conta não pode ir com saldo positivo para o próximo mês, nem saldo negativo! Ela deve ser ZERADA todo mês! É isso que irá manter o seu equilíbrio e manter você fixo em seus objetivos!

10% - Conta de Poupança para Despesas de Longo Prazo Com essa conta iremos cobrir todos os gastos de Longo Prazo que não puderam ser planejados. Como exemplo podemos citar o conserto do carro ou a manutenção de um computador ou ainda os impostos da casa e do carro. São gastos que não se enquadram como necessidades básicas mas são necessários para a manutenção de vários aspéctos de sua vida, ou você prefere ter o carro preso por não renovar o documento?

10% - Conta da Instrução Financeira Você deve investir em você! Sim, não basta gerenciar o seu dinheiro com efetividade, você deve investí-lo com a mesma energia com que você o ganha! Por isso instruir-se é sempre a melhor maneira. Com o dinheiro dessa conta você deve participar de cursos, seminários, encontros, comprar livros, revistas, jornais, fazer visitas e tudo o mais que esteja ao seu alcance para aprender sobre como trabalhar melhor o seu dinheiro.

50% - Conta das Necessidades Básicas É com essa conta que todas as suas necessidades básicas serão supridas. De alimentação às roupas tudo deve sair dessa conta. Com toda certeza essa será a conta que será a mais difícil de gerenciar e conseguir um equilíbrio. É essa a sua meta!

10% - Conta das Doações Grande sacada de Harv Eker, essa conta será responsável por suas doações. Sim, doações. Seja generoso! Isso irá fazer muito bem a você!

É claro que todas essas divisões são propostas para começar um controle mais efetivo de seu dinheiro. No começo, por experiência própria, será difícil, você vai querer desistir, isso é normal.
Lembre-se que nós fazemos as coisas por hábito, comece agora mesmo e com o hábito essa divisão ficará gravada em seu dia-a-dia que será difícil segurar 1 real em suas mão e não visualizar 10 centavos para as contas de 10% e 50 centavos para as necessidade básicas.


Sou casada com um especialista em finanças e posso dizer que toda teoria do mundo não serve se não for colocada em prática. Se você tem dificuldade em controlar os gastos, ao receber seu dinheiro pague as contas primeiro, mesmo que ainda não tenham vencido, assim não correrá o risco de não ter como pagá-las. Faça planos, eles ajudam a controlar os impulsos, é mais fácil não comprar hoje sabendo que vai poder comprar mês que vem. Não tente se privar dos prazeres da vida. É pior. Separe um pouco para a diversão, mas se mantenha dentro do planejado. Converse com alguém a respeito, alguém que esteja sempre te animando a se controlar, te ajudando a colocar a cabeça no lugar. Para ter dinheiro é preciso saber administrá-lo, caso contrário nunca vai ter nada.

7 Comentários:

Ozenilda Amorim disse...

Oi Lúcia,
Adorei o seu post de hoje, muito bom mesmo.
Eu procuro administrar bem o meu dinheiro e isso já me rendeu, um diploma, casa própria, carro e independência.
Hoje não tenho poupança, pois investi tudo na casa, mas logo vou voltar a fazer o que texto ensina.
Obrigada pelo incentivo.
Bom fim de semana.
;)

Anônimo disse...

Eu concordo que o maior problema é a administração, o cartão de crédito e os cheques pré-datados são os devoradores de salário, tem que saber usar, evitar a compra emotiva, não sair por aí comprando tudo que vê pela frente, etc...
Mas mulher já viu...

Anônimo disse...

Eu concordo que o maior problema é a administração, o cartão de crédito e os cheques pré-datados são os devoradores de salário, tem que saber usar, evitar a compra emotiva, não sair por aí comprando tudo que vê pela frente, etc...
Mas mulher já viu...

Anônimo disse...

Eu tenho, digamos, um plano não escrito semelhante a esses.
Certa quantia de dinheiro sai automaticamente em dia específico da minha conta pras doações, poupança e pagamento do carro (só falta 1 ano! Eu já poderia ter quitado, mas como os juros são de apenas 0.9% ao ano(isso mesmo, ano), prefiro pagar apenas o combinado e usar o resto pra pagar o cartão de crédito) e seguro do carro.
Como ainda devo uma grana considerável pelo curso de aviação (que estará quitado em poucos meses), me perco na parte destinada à diversão... Volta e meia gasto mais do que deveria no cartão e a dívida acumula pro próximo mês (nada que o salário não resolva, mas aperta)!
Captain Forr

Anônimo disse...

Eita que eu tava mesmo montando um modelo mas esse aqui ta muito melhor.
Um abraço !!!

Eva disse...

básico mas eficiente, né?

tinha que ter um similar para o tempo, não acha? não mais que 50% do tempo para o trabalho, 10% sagradamente destinado à diversão, outro tanto para a generosidade e assim por diante. Que tal a ideia?

Lúcia disse...

Que bom que aproveitaram a postagem!!

É verdade, Eva, o equilíbrio é tudo na nossa vida, inclusive no uso do tempo!!

Abraços

Postar um comentário

Olá!! Obrigada por comentar! Somente comentários educados e relevantes serão autorizados. Caso faça alguma pergunta, responderei abaixo.

♥ Siga também

♥ Pesquisar

♥ Atenção

Creative Commons License
Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

♥ Receba por e-mail

RSS

Escreva seu email:

Delivered by FeedBurner

♥ Contando

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui! Uêba - Os Melhores Links Colmeia: O melhor dos blogs Tá afim de descontração?  Então,  pica a mula pra cá e venha nos visitar!

  ©Lucia in the Sky - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo