Dando um tempo

Gente, vou dar um tempo desse blog. Já há meses acho que ele perdeu a minha cara, ou eu mudei, sei lá; simplesmente não tenho me identificado com ele.

Pode ser que ainda surja alguma postagem por aqui, de humor ou imagens fantásticas.

Qdo vencer o domínio, não sei se vou renovar, então quem quiser acessar vai ter que usar o endereço do blogger, anotem aí: http://lucia-inthesky.blogspot.com

Continuo Lucia in the sky, mas agora em outra plataforma, ainda meio sem forma, mas devagar vou ajeitando: http://lucinha.tumblr.com/

Também vou continuar com minhas participações no Bem Casadas e no Cristão da Universal.

Mantenha-se informado me seguindo no twitter .


Bjins :-*

28 março 2010

O exemplo de superação do nosso vice-presidente


Aos 78 anos, o vice-presidente José Alencar passou por mais de 15 cirurgias, algumas bastante delicadas. Já sofreu intervenções no coração e teve que extrair órgãos e tecidos comprometidos pelo câncer, doença contra a qual luta desde 1997, há mais de 12 anos.

Em 2006, descobriu nas costas um sarcoma, uma variação do câncer que atinge músculos, gorduras e nervos. A situação foi considerada grave pelos especialistas que acompanham sua saúde, entre os quais estão alguns dos principais médicos do Brasil.

Quatro anos depois, Alencar está longe de se mostrar combalido ou cansado. Ao contrário. Vive o final de seu mandato como vice-presidente em meio a homenagens e articulações políticas. Influente entre empresários e políticos da situação e da oposição, auxilia o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no complexo jogo pré-eleitoral enquanto traça metas pessoais que nada têm a ver com as de um homem com a saúde debilitada.

Na semana passada, aguardava o resultado de exames para decidir se disputaria uma vaga para o Senado por Minas Gerais pelo Partido Republicano (PR) ou se, caso fosse desaconselhado pelos médicos, investiria em umas férias levando netos e bisnetos para a “Bahia, onde tem uns mares maravilhosos” ou para “Natal (RN), que também é muito bonita”.

Os resultados não foram divulgados até o fechamento desta edição, mas, em entrevista exclusiva à Folha Universal, Alencar não escondeu o entusiasmo em poder voltar ao poder legislativo e falou em “saudades do Senado”.

“Tem que ser otimista. Costumo dizer que se Deus quiser me levar, Ele não precisa de câncer para isso. E, se não quiser, não há câncer que me leve. Então eu não tenho medo”, diz o vice-presidente. “Tenho que obedecer a orientação médica. Ainda que eu acredite mesmo em Deus, obedeço aos médicos. E não teria cabimento se eu fosse candidato não estando bem de saúde”, afirma, para emendar sorrindo: “Meu processo é de cura. Alguns médicos falam que estou curado.

Como eles são muito amigos eu fico pensando se não é só uma vontade deles. Mas costumo acreditar, porque estou me sentindo muito bem”, completa.

Alencar ainda faz sessões de quimioterapia para combater o câncer e, no ano passado, iniciou um tratamento experimental com remédios desenvolvidos por médicos norte-americanos.

A maneira como lida com a doença é considerada um exemplo por especialistas.

“O enfrentamento do câncer pode ser negativo, quando a pessoa não quer nem falar o nome da doença. E pode ser positivo, como no caso do vice-presidente. Quando o paciente vai atrás da cura, tem mais chances de alcançá-la.

Não só por pensar positivo, mas por procurar informações, realizar tratamentos de modo correto e buscar apoio com amigos e familiares”, explica a psicóloga Rita de Cassia Macieira, que preside a Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia.

Trata-se de uma associação que reúne especialistas em aconselhar pacientes. “Hoje, o câncer está se tornando uma doença com a qual as pessoas vivem por muitos anos e podem morrer até devido a outros motivos”, completa a especialista, ressaltando a importância do acompanhamento psicológico no processo de cura e na adaptação e aceitação às mudanças físicas provocadas pela quimioterapia.

Homenageado
Alencar não só parece ter superado a doença, como segue bastante ativo. No começo de março, ao ser homenageado por empresários e banqueiros no World Trade Center, importante centro empresarial de São Paulo, ele defendeu que o “Estado tem papel ‘indeletável’” e que as prioridades devem ser, na ordem, “educação, saúde, saneamento, energia e transportes”.

A todos os presentes, lembrou que “as empresas existem para o bem da comunidade, sejam privadas ou estatais” e defendeu que a “economia prospera quando se alcançam bens sociais”. Firme, cobrou responsabilidade social de alguns dos empresários mais poderosos do Brasil. Saiu aplaudido.

O vice-presidente é um exemplo de força de vontade. Nem todo mundo, porém, consegue lidar bem com a descoberta de uma doença tão grave quanto o câncer.

“Primeiro, a pessoa precisa se dar conta de que o processo é doloroso e que não é possível passar por uma experiência dessas sem sentir angústia e ansiedade.

É necessário se permitir sofrer e compreender que somos finitos e precisamos de ajuda”, diz Ana Cristina Waissmann, psicóloga do Hospital das Clínicas de São Paulo e responsável pelo Centro de Transplante de Medula Óssea do Instituto Nacional do Câncer.

“O paciente precisa estar ciente de que o ritmo de vida, os cuidados e as restrições
mudarão em decorrência do tratamento. Deve acreditar em si próprio e na equipe que o está tratando”, explica.

Ela lembra, porém, que não há uma receita pronta para a superação e que é preciso respeitar a forma como cada pessoa lida com a doença. “Cada um reage de um modo.

O câncer atinge locais diferentes e tem tratamentos e respostas individuais.

É muito importante saber que outras pessoas estão passando por situações semelhantes, porém sempre atento para o fato de que não existe uma forma certa ou errada de viver esse momento.

Cada um tem sua maneira e isso precisa ser respeitado”, diz.


“Política é prestar serviço”



Alencar está longe de pensar em aposentadoria, como revela nesta entrevista. Ele explica por que pretende disputar uma vaga no Senado Federal em vez de concorrer à eleição pelo governo em Minas Gerais. E ressalta que, mesmo antes de saber o resultado dos exames, sente-se muito bem.



1 – Sente-se bem de saúde para seguir na política?
Não teria cabimento se eu fosse candidato não estando bem de saúde. Vou aguardar os exames, mas o médico nunca vai dizer: “Você vai viver mais 2 mil dias ou então mais 2 dias.” Ninguém vai dizer isso. E eu estou me sentindo muito bem.

2 – O senhor cogitou disputar a eleição para governador de Minas Gerais? Por que concorrer ao Senado?
Eu prefiro a candidatura a um cargo no Legislativo. Tenho 78 anos. Quando terminar meu mandato este ano, terei 79. Pela experiência que tenho no Senado e na vice-presidência, posso ajudar mais no Legislativo. Além disso, sei que a agenda do Executivo é mais pesada. Então, para minha idade, eu teria condições perfeitas de cumprir uma agenda para o Legislativo. É muito mais honesto da minha parte disputar uma vaga no Senado.

3 – O que o motiva a seguir na vida pública?
Minha família quer que eu volte para casa, não são mais só os filhos, agora ainda há os netos e bisnetos. Mas política é uma oportunidade de prestar serviço. Tenho alguma experiência de vida no setor privado, nas entidades de classe, e posso ajudar.

4 – Como avalia as próximas eleições?
O Brasil esse ano vai assistir a uma eleição em que os candidatos devem ser a Dilma (Rousseff), o (José) Serra, o Ciro Gomes e a Marina Silva. É um time tão bom que não veremos uma campanha de baixo nível. Será de alto nível, de propostas, de trabalho, uma campanha séria. E isso é bom para que continuemos aperfeiçoando o regime democrático no Brasil.


Assine nosso feed:

Lucia in the sky





Acesse também:





1 Comentário:

Anônimo disse...

´No meu país a gente chama isso de Propaganda política...se liga, maluca!

Postar um comentário

Olá!! Obrigada por comentar! Somente comentários educados e relevantes serão autorizados. Caso faça alguma pergunta, responderei abaixo.

♥ Siga também

♥ Pesquisar

♥ Atenção

Creative Commons License
Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

♥ Receba por e-mail

RSS

Escreva seu email:

Delivered by FeedBurner

♥ Contando

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui! Uêba - Os Melhores Links Colmeia: O melhor dos blogs Tá afim de descontração?  Então,  pica a mula pra cá e venha nos visitar!

  ©Lucia in the Sky - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo