Dando um tempo

Gente, vou dar um tempo desse blog. Já há meses acho que ele perdeu a minha cara, ou eu mudei, sei lá; simplesmente não tenho me identificado com ele.

Pode ser que ainda surja alguma postagem por aqui, de humor ou imagens fantásticas.

Qdo vencer o domínio, não sei se vou renovar, então quem quiser acessar vai ter que usar o endereço do blogger, anotem aí: http://lucia-inthesky.blogspot.com

Continuo Lucia in the sky, mas agora em outra plataforma, ainda meio sem forma, mas devagar vou ajeitando: http://lucinha.tumblr.com/

Também vou continuar com minhas participações no Bem Casadas e no Cristão da Universal.

Mantenha-se informado me seguindo no twitter .


Bjins :-*

04 abril 2010

18 atividades para estimular seu cérebro

Com o passar do tempo e a idade, não é raro ouvirmos reclamações de que a memória já não é mais a mesma e que está cada dia mais difícil aprender novas coisas. Nosso cérebro precisa de exercício para não 'atrofiar". Assim como tomamos cada vez mais cuidado do corpo, é possível estimular nosso cérebro a fim de mantê-lo sempre "afiado". Então sem preguiça, vamos sair da mesmice, pois a rotina é o pior inimigo do cérebro. Assim como o sedentarismo torna o corpo indolente, o excesso de previsibilidade desfavorece o poder do córtex cerebral de formar novas associações. Tudo o que é inusitado estimula a comunicação entre os neurônios. Comece a praticar hoje mesmo seguindo essas sugestões:

1. Desperte Diferente: Mude a estação de rádio que o acorda todas as manhãs. Escove os dentes com a outra mão. Circuitos sensoriais e motores normalmente pouco utilizados serão ativados.

2. Concentração nos estudos: Na hora de estudar, não tente aprender tudo ao mesmo tempo. Concentre-se em um tema e faça um resumo das atividades antes de se dedicar a outra matéria. Evite estudar 15 minutos de Química e meia hora de Português, por exemplo. Para as ''decorebas' ', como os elementos da tabela periódica, frases associativas ajudam.
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3. Lembranças do Passado: Desperte lembranças do colégio com a ajuda de fotos e cadernos. Use a imaginação e entre na escola, sinta o cheiro da cantina. Com a mente livre, uma lembrança ''puxa'' a outra. Você se surpreenderá recordando fatos que julgava esquecidos.
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4. Seja Sociável: Compre jornal em uma banca diferente, abasteça o carro em outro posto de gasolina, acene para crianças. Quando parecer seguro, puxe conversa com desconhecidos. Vá ao teatro, ao cinema e relembre as cenas e as emoções que elas lhe trouxeram. Discuta o filme ou a peça com os amigos. Procure sair freqüentemente com os colegas apenas para bater-papo. A mente precisa de uma vida cheia de estímulos.
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5. Leitura Eficiente: Quando o texto que você precisa ler na escola ou no trabalho parece desinteressante, algumas estratégias podem ajudar. Faça uma lista de perguntas cujas respostas quer encontrar no texto. Preste muita atenção às frases que resumem a idéia central de cada parágrafo. Descubra a coerência dos argumentos. Por último, tente desenhar um mapa mental com as idéias principais do texto. Isso ajuda a organizar o raciocínio.
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6. Quebrando a Rotina: Resista a seguir o mesmo caminho todos os dias. Invente rotas alternativas para chegar ao trabalho. Quando possível, entregue a direção do carro a alguém de confiança e siga no banco traseiro. A perspectiva da viagem é totalmente diferente.
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7. Muita Calma: O nervosismo e a ansiedade são os maiores causadores dos famosos ''brancos''. Você pode praticar exercícios de meditação quando os nervos atrapalharem alguma lembrança. Escolha um ambiente calmo e deite-se de costas, largando o corpo. Respire devagar e profundamente pelas narinas. Concentre-se nos seus movimentos de respiração. Treine uma vez por dia.
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8. Férias: Viaje para lugares desconhecidos e evite grupos de excursão. Ande de ônibus, experimente a comida e as diversões locais, saia de carro sem um plano definido. A novidade é a essência das boas férias e do vigor cerebral.
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9. Imagens: Você pode treinar a memória na hora de montar a lista de compras. Imagine uma maçã com todos os detalhes - cores, defeitos, tamanho. Agora modifique sua maçã com alguns exageros - torne-a gigantesca, por exemplo. Faça isso com cinco itens no começo e com toda a lista no futuro.
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10. Pausas: São chances preciosas de relaxamento mental e interação social. Prefira almoçar fora do prédio da empresa e convide os amigos. Mas evite os chatos e as companhias estressantes.
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11. Reconstrua o dia: Antes de dormir, procure relembrar tudo o que aconteceu durante seu dia, reconstituindo cenas e diálogos com detalhes e na ordem em que ocorreram. Com o tempo, os detalhes vêm à mente com mais facilidade.

12. Corpo e Mente: Troque a esteira da academia pela corrida nas ruas. Andar, correr ou pedalar numa trilha ou calçada abre a mente para experiências multissensoriais com o imprevisto de cada esquina.
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13. Novidades à Mesa: pelo menos uma vez por mês, experimente pratos que sejam uma total novidade para você. Acompanhe a refeição com a música do país correspondente para acrescentar uma dimensão auditiva às sensações do paladar.
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14. Nutrientes Vitais: Comer bem é fundamental para garantir o bom funcionamento das células que atuam na aquisição da memória. Consuma muita água, sódio, cálcio e magnésio, presentes nos alimentos. Cápsulas de fósforo, diferentemente da crença popular, não melhoram a memória.
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15. Sono Restaurador: Para a memória, uma soneca de 50 minutos pode ter o efeito de uma noite bem dormida. É durante a fase dos sonhos que as informações adquiridas se instalam no cérebro, ''liberando espaço'' para novos aprendizados. O ideal, para quem estuda muito, é intercalar duas horas de estudo com uma soneca de uma hora. Mais valem dez minutos de estudo a cada dia do que cem minutos em um único dia.
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16. Revirando a Mesa: Troque objetos e mude-os de lugar em sua mesa de trabalho. Incorpore um pouco de ''desordem'' a sua rotina. Quando possível, altere o horário de reuniões e da realização das tarefas.
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18. Praticar Sempre: O cérebro pode ser comparado a um músculo que, se não for usado, atrofia. Vale tudo: desde as tradicionais palavras cruzadas até criar o hábito de anotar os sonhos logo ao acordar, com todos os detalhes possíveis. Aos poucos, a história escrita vai ficar cada vez mais completa.

Além destas dicas, mantenha-se informado sobre o que acontece no mundo, emitir pensamentos positivos e enfrentar desafios como os de aprender novas línguas e estudar informática estimulam capacidades cerebrais.



"Ser gênio não é difícil. Difícil é encontrar quem reconheça isso." 
(Millôr Fernandes)



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Lucia in the sky

2 Comentários:

Babi Mello disse...

Demorou um pouco mais achei onde devo comentar. Morro de medo do meu cérebro atrofiar e com o tempo dificultar a minha aprendizagem.

Lúcia to passando aqui para te desejar uma Feliz Páscoa repleta de fé, esperança e regada por muito amor.
bjocas!

Anônimo disse...

Ontem comi peixe... Já estou mais inteligente!

"Mente vazia é oficina do diabo, e o outro nome do diabo é Alzeimer." (autor desconhecido por mim)

Captain Forr

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