Dando um tempo

Gente, vou dar um tempo desse blog. Já há meses acho que ele perdeu a minha cara, ou eu mudei, sei lá; simplesmente não tenho me identificado com ele.

Pode ser que ainda surja alguma postagem por aqui, de humor ou imagens fantásticas.

Qdo vencer o domínio, não sei se vou renovar, então quem quiser acessar vai ter que usar o endereço do blogger, anotem aí: http://lucia-inthesky.blogspot.com

Continuo Lucia in the sky, mas agora em outra plataforma, ainda meio sem forma, mas devagar vou ajeitando: http://lucinha.tumblr.com/

Também vou continuar com minhas participações no Bem Casadas e no Cristão da Universal.

Mantenha-se informado me seguindo no twitter .


Bjins :-*

16 setembro 2010

Como é que se cria um filho para que ele seja tão bem sucedido e bilionário quanto Bill Gates?



Como é que se cria um filho para que ele seja tão bem sucedido e bilionário quanto Bill Gates? Essa é a pergunta que muitos esperam ver respondida ao se deparar com Desperte para a vida (208 páginas/Editora Best-Seller), de Bill Gates Sr, 85 anos, pai do cofundador da Microsoft. Livro no qual ele reúne alguns princípios e insights sobre a sua vida e família. Quem aguarda uma resposta exata a essa pergunta pode se decepcionar um pouco. No livro, o próprio pai de Gates deixa claro que não sabe o que fez para que o seu filho entrasse para a história, não somente da computação pessoal, mas também das maiores fortunas do mundo. Porém, no decorrer do livro, Gates pai revela alguns "segredos" da educação de suas duas filhas, Libby e Kristi, e principalmente de Bill Gates, filho que deu mais fama à família. Na hora do jantar, por exemplo, o pai do cofundador da Microsoft sempre contava aos filhos o que fazia, bem como incentivava-os a falar de suas próprias vidas e a fazer perguntas (segundo ele, isso os fez aprenderem a perceber quem são no mundo). A leitura era valorizada, visitas a bibliotecas eram constantes (até hoje Gates filho mantém o costume de ler um livro e ficar ansioso para compartilhar com os outros o que leu e aprendeu). Outro ponto era o contato com pessoas mais velhas e de classes sociais diversas.


Havia estímulo à competitividade (após o jantar era feito um jogo de cartas, quem ganhasse não precisava lavar a louça). Às vezes, a família Gates passava duas semanas em um resort, onde outras famílias também se reuniam para almoçar e jogar (mais tarde, Bill Gates adotou uma dinâmica parecida na Microsoft, realizando internamente os Microgames). Segundo Gates pai, esses encontros ajudaram a dar aos filhos a importância de ter um ponto de permanência em um mundo cheio de incertezas. Percebe-se que Bill Gates teve uma formação familiar consistente. É aquela educação informal, aquela conversa na mesa de jantar quando você e o seu pai trocam ideias. Enfim, é o que você aprende nas entrelinhas e por osmose. Aliás, cada vez mais, acredito que uma boa educação familiar está virando "diferencial de mercado". O pessoal corre atrás de tantos cursos e se esquece de um dos "principais". Às vezes, sou convidado para ajudar na seleção em algumas empresas. E, a partir dos melhores candidatos escolhidos a uma vaga, percebo o quanto pesa na formação profissional esse tipo de educação. Mas, voltando ao livro, fica nítido que não só o contexto familiar contribuiu para a formação de Bill Gates, mas também o fato de ter crescido em um país que, por filosofia e não por necessidade, prestigia a iniciativa individual, possibilitando o acesso a capital e a tantos outros recursos, como educacionais e jurídicos. O próprio Gates pai afirma – se meu filho tivesse nascido no Afeganistão, as coisas seriam bem diferentes. A Microsoft nem existiria.


Nesse contexto de educação familiar consistente e de valorização da iniciativa individual, aos 11 anos de idade Gates começou a ficar independente, chegando a assustar o seu próprio pai. Por conta própria, no ensino médio, tinha "jornada dupla". Todas as noites ia à Universidade de Washington aprender um pouco sobre computadores. Gates pulava a janela do quarto no meio da noite, com o endosso de sua irmã mais velha, Kristi, que dava cobertura para as fugas. Foi um passo para Gates ficar ainda mais próximo de Paul Allen, cocriador da Microsoft, e dar os primeiros passos para a fundação da empresa de software. Em 1975, largou a Universidade de Harvard para se dedicar integralmente à Microsoft. Isso deixou Gates pai preocupado. No entanto, esse fato lhe ensinou que pessoas curiosas exigem a liberdade de encarar a vida à sua própria maneira. Isso deve ser respeitado. Gates, de certa forma, seguiu um caminho próprio, diferente de seus colegas e irmãs, e deu certo no final, afirma o pai.


Desperte para a vida tem o efeito imediato. Ele desmitifica aquela visão de que, de forma oportunista, Bill Gates se afastou da Microsoft para cuidar de uma organização filantrópica. Na realidade, esse tipo de atitude é comum na família Gates. Desde seus avós a sua família está envolvida com filantropia. Seu pai seguiu o mesmo caminho, largou o trabalho diário em seu escritório de advocacia para se dedicar à filantropia. Em 1994, fundou a Fundação William H. Gates, que, 5 anos mais tarde, com a entrada de seu filho Bill Gates como principal controlador, seria renomeada para Fundação Bill e Melinda Gates, considerada a maior no mundo ligada à filantropia (caixa de US$ 33 bilhões/ano). Mary Gates, mãe do cofundador da Microsoft, por sua vez, era conhecida por seu trabalho voluntário junto à United Way of America e à cidade de Seattle, onde a família Gates está bem presente. O livro tem o efeito secundário de humanizar o Bill Gates competitivo e que utilizou as estratégias mais agressivas disponíveis para que a Microsoft conquistasse ou mantivesse presença de mercado.
Desperte para a vida não é sobre tecnologia. Como livro de prática de negócios ou desenvolvimento pessoal, não é dos melhores. É dividido em capítulos curtos, cada um com ensinamentos ou princípios. Porém, Gates pai repete a mesma ideia diversas vezes. Na realidade, Desperte para a vida era para ter sido apenas um ensaio particular para a família. Depois surgiu a ideia de transformá-lo em livro.  um bom livro se for tratado como uma obra sobre filantropia, mas principalmente sobre paternidade, como criar uma família – mantê-la unida, apesar da distância e da morte de alguns (Mary Gates, mãe de Bill Gates, morreu vítima de câncer de mama em 1.994, seis meses após o casamento de seu filho com Melinda). Neste sentido, o pai é tão bem sucedido quanto o filho. Os dois têm mais semelhanças do que diferenças. Reflexo disso está no prefácio minimalista que Gates escreveu para o livro de seu pai:
"Pai, na próxima vez em que alguém lhe perguntar se você é o verdadeiro Bill Gates, espero que responda 'Sim'. E que diga a eles que você é todas as coisas que este outro luta para ser".
  



,_._,___

2 Comentários:

Unknown disse...

Educação, diálogo, estrutura familiar, garantem uma boa base para ter filhos bem sucedidos e dedicados. Tá ai o exemplo.

Anônimo disse...

Vi uma entrevista com Lia Luft onde ela falava que,o que vai ser usado durante toda a vida não se aprende nem escola nem na faculdade se aprende com os pais,que são:respeito,responsabilidade,objetivo,discernimento...

Postar um comentário

Olá!! Obrigada por comentar! Somente comentários educados e relevantes serão autorizados. Caso faça alguma pergunta, responderei abaixo.

♥ Siga também

♥ Pesquisar

♥ Atenção

Creative Commons License
Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

♥ Receba por e-mail

RSS

Escreva seu email:

Delivered by FeedBurner

♥ Contando

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui! Uêba - Os Melhores Links Colmeia: O melhor dos blogs Tá afim de descontração?  Então,  pica a mula pra cá e venha nos visitar!

  ©Lucia in the Sky - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo