Dando um tempo

Gente, vou dar um tempo desse blog. Já há meses acho que ele perdeu a minha cara, ou eu mudei, sei lá; simplesmente não tenho me identificado com ele.

Pode ser que ainda surja alguma postagem por aqui, de humor ou imagens fantásticas.

Qdo vencer o domínio, não sei se vou renovar, então quem quiser acessar vai ter que usar o endereço do blogger, anotem aí: http://lucia-inthesky.blogspot.com

Continuo Lucia in the sky, mas agora em outra plataforma, ainda meio sem forma, mas devagar vou ajeitando: http://lucinha.tumblr.com/

Também vou continuar com minhas participações no Bem Casadas e no Cristão da Universal.

Mantenha-se informado me seguindo no twitter .


Bjins :-*

13 novembro 2008

Cozinhar para 'desestressar'



A minha semana tá uma porcaria. A começar pela TPM que não me abandona. Além disso minhas aulas foram canceladas e o maridão está trabalhando até tarde todos os dias. Semana que vem provavelmente tudo voltará ao normal, só tenho que agüentar mais uns dias.

Então, para desestressar, vou cozinhar.
Vou fazer SPATZLE ou SPAETZLE ou SPATZEL, nem eu sei mais qual é a grafia correta.

Pausa
Final de semana passado foi um fiasco culinário total.
Ou melhor, quase total, pq sábado fui na feirinha comer pastel, além de almoçar num restaurante chinês (de verdade!) da professora de chinês do Claudio.
Mas à noite, fomos na Galeteria Caxias prá assistir ao jogo do furacão. ODIEI a comida, o lugar, os garçons. O jogo foi ótimo, tudo está voltando ao normal: vencemos! Não fosse por isso a noite teria terminado mal. O pior foi domingo. Compramos ingresso para o novo filme do 007. Mas eu estava morrendo de fome e fomos comer. Em outras idas ao Bierhoff, não nos arrependemos, aliás, dessa vez só eu me arrependi... pedi o spatzle, pois imaginei que era igual ao do Bar do Alemão, já consagrado por aqui. Veio um macarrão insosso, com um molho insosso... não deu outra: chamamos o gerente e avisamos que aquilo não era spatzle, ele aceitou e não cobrou. Estávamos com pressa, não dava pra esperar o preparo de outro prato. Acabei comendo um sacão de pipoca... Mas o filme é bom!
Despausa

Trata-se de uma massa típica da região Suábia, no sul da Alemanha, em geral usada como acompanhamento para carnes e outros pratos com molho mais pesado. Há quem diga que o termo signifique "pardaizinhos" (em alemão, pardal é Sperling), mas o mais provável é que seja uma palavra para "torrões" no dialeto local. Essa massa simples com ovos e leite, que leva menos de 10 minutos para fazer, serve de substituto para o espaguete ou nhoque. Em geral não leva batata, mas a verdade é que se pode misturar quase qualquer coisa na massa de spätzle.
Conheci o spatzle quando fomos para Treze Tílias. E foi amor à primeira garfada. Então pesquisei muito (assim descobri que o Bar do alemão também serve essa iguaria como acompanhamento de alguns pratos) e com a tradução do marido consegui a receita. Muita gente acha que comida alemã é ruim. Eu também achava. Mas isso ocorre porque há pouca divulgação da melhor parte. A gente só conhece salsichão, joelho de porco e repolho azedo. O kassler (carré defumado), as tirinhas de mignon (não lembro o nome alemão) e o spatzle ninguém conhece.
Bom, chega de conversa, vamos ao que interessa:


SPAETZLE 1 – Nhoque de massa
Ingredientes: (para 5 pessoas)
400g de farinha de trigo
4 ovos ligeiramente batidos
sal
150 ml de água
50g de manteiga
300g de queijo gruyére (ou camember) ralado grosso
1 cebola grande em rodelas
óleo

Modo de Preparo:

Misture a farinha com os ovos, sal e um pouquinho da água. Junte aos poucos a água restante, mexendo bem a massa até que comece a formar bolhas.
Em uma panela grande, ferva bastante água com sal. Molhe uma tábua com água e espalhe sobre ela um pouco da massa, com a ajuda de uma espátula grande. Vá "cortando" tiras de massa com a espátula ou faca grande e deixe cair diretamente sobre a água fervente. Quando as tiras subirem à superfície, retire-as. Repita o processo até terminar a massa.
Frite as tiras de massa em uma frigideira com manteiga. Reserve.
Frite as rodelas de cebola em óleo, até que comecem a dourar.
Em uma travessa que possa ir ao forno, alterne camadas da massa frita, de cebola e queijo. Leve ao forno forte, até gratinar e sirva imediatamente.

SPAETZLE 2 – Nhoque de massa
Ingredientes:
4 xícaras de farinha de trigo
4 ovos ligeiramente batidos
1 colher de chá de sal
4 colheres de sopa de água

Modo de Preparo:

Coloque a farinha numa vasilha. Junte os ovos, sal e a água. Bata com uma colher de pau até que a massa esteja lisa e leve, produzindo bolhas. Coloque um pedaço pequeno de massa sobre uma tábua úmida. Corte em tiras , raspe com uma faca para despredê-las da tábua, e deixe-as cair em água salgada em alta fervura. Molhe a tábua e a faca freqüentemente em água fervente. Deixe os nhoques subirem à superfície da água e retire com uma escumadeira. Coloque em bastante água fria. Assim sai o amido e não grudam mais uns com os outros. Repita esta operação até terminar a massa. Depois coloque os nhoques num escorredor.
Aqueça em manteiga quente. Pode-se servir com farinha de rosca dourada em manteiga ou cebola picada.

Receitas testadas e aprovadas.
Bjs



Javali com Spatzle do Bar do alemão
Clique na imagem para ampliar.



7 Comentários:

SamiAguiar disse...

Pode até ser gostoso, mas tô com medo de comer! Guarda pra quando eu estiver bom! Bjo!

Chris disse...

eu nao conhecia esse Spatzle nao...nunca ouvi falar, mas e bom ficar por dentro. Sera que vou saber fazer isso aqui? Acho que num dia que eu estiver inspirada eu vou tentar! O meu amore ama massa, entao acho que pode ser uma boa alternativa!!
Eu to ha um tempo com vontade de comer um pizza descente... so tenho comprado de supermercado e nao aguento mais! hehehehe

Na foto que voce colocou ai, tem pure de maca. Aqui a gente compra muito e come com vegetal, tipo cenoura cozida, ou vagem.... e muito bom, pelo menos eu gosto...rsrs

bju bju

Thana Thayana disse...

amei as dicas, vou treinar.
beijos

Anônimo disse...

Cozinhar pra desestressar???
Essa TPM tá te deixando tão estranha...

Já percebeu que cozinha me diexa neurótico, não???
Pra desestressar, eu prefiro comer fora. Nem que seja gororoba!

Bem, churrascada na casa do Fernando é diferente... Ainda mais pq ele prepara tudo enquanto a gente destrói a parede.

Bem, ainda vou fazer meu curso de barista de café, de café espresso e o de coquetéis de café quando for ao Brasil!
Captain Forr

Eneida Freire disse...

Na cozinha não sou muito boa não.
Mas que deu fome, isso deu!!!
Beijo.

Laiz disse...

Misericórdia Lucinha!
Primeiro aumenta a letra filha, senão vai ser difícil de ler, e outra, põe só receita ligth, pelamordedeus!!!!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Esse "troço" é bom mesmo???

Lúcia disse...

James, não é a TPM, sou sempre estranha, kkkkkkk.

Laiz, perdão pela letra, vou tentar aumentar... e esse troço é mtobom mesmo! E vc vai saber dar um toque para deixar ainda melhor!

Postar um comentário

Olá!! Obrigada por comentar! Somente comentários educados e relevantes serão autorizados. Caso faça alguma pergunta, responderei abaixo.

♥ Siga também

♥ Pesquisar

♥ Atenção

Creative Commons License
Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

♥ Receba por e-mail

RSS

Escreva seu email:

Delivered by FeedBurner

♥ Contando

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui! Uêba - Os Melhores Links Colmeia: O melhor dos blogs Tá afim de descontração?  Então,  pica a mula pra cá e venha nos visitar!

  ©Lucia in the Sky - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo