Dando um tempo

Gente, vou dar um tempo desse blog. Já há meses acho que ele perdeu a minha cara, ou eu mudei, sei lá; simplesmente não tenho me identificado com ele.

Pode ser que ainda surja alguma postagem por aqui, de humor ou imagens fantásticas.

Qdo vencer o domínio, não sei se vou renovar, então quem quiser acessar vai ter que usar o endereço do blogger, anotem aí: http://lucia-inthesky.blogspot.com

Continuo Lucia in the sky, mas agora em outra plataforma, ainda meio sem forma, mas devagar vou ajeitando: http://lucinha.tumblr.com/

Também vou continuar com minhas participações no Bem Casadas e no Cristão da Universal.

Mantenha-se informado me seguindo no twitter .


Bjins :-*

04 fevereiro 2010

Detonando 10 mitos populares


Sabia que não é preciso esperar 30 minutos antes de entrar na piscina depois de comer? Sabia que o corpo humano não tem apenas cinco sentidos? Sabia que muito do que aprendemos no dia-a-dia está completamente errado? Confira agora essa lista de 10 mitos e descubra o que é mito e o que é realidade em algumas questões básicas! 

10. OS CINCO SENTIDOS
olho
O mito: o corpo humano tem cinco sentidos. visão, audição, tato, olfato, paladar
A verdade: estes são os cinco sentidos tradicionais, mas na realidade o corpo humano tem vários outros. Algumas pessoas dizem que eles chegam a ser 21 sentidos. Algumas adições óbvias a esta lista são o equilíbrio, a dor e a temperatura, por exemplo. Além disso, temos sentidos intencionais, como a imaginação e a memória. Se tiver interesse em se aprofundar sobre os vários sentidos do corpo humano, confira este artigo da Wikipedia (em inglês). 

9. A MENTIRA DO ARCO-ÍRIS
arco íris
O mito: o arco-íris tem sete cores
A verdade: todo mundo aprendeu na escola ou em casa que o arco-íris tem sete cores. vermelho, laanjado, amarelo, verde, azul, anil e violeta. Esta seqüência de cores foi observada por Isaac Newton e se tornou a mais tradicional, embora ele tivesse excluído o anil e violeta da sua lista original de cores. Embora realmente pareça que o arco-íris tenha sete cores, ele tem, na realidade, um espectro contínuo de cores, e é apenas um artefato da percepção humana que faz com que ele apareça como uma série de cores separadas. Alguns arco-íris, chamados de supernumerários, têm mais de sete cores visíveis pelo corpo humano, como na foto acima, em que duas faixas, verde e lilás, podem ser observadas na parte de baixo do arco-íris.

8. CONFORTO NO FRIO
bebida
O mito: o álcool ajuda a combater o frio
A verdade: este mito é completamente errado, e ainda assim é encarado como um antídoto eficaz contra o frio. Na realidade, quando a pessoa ingere álcool, a temperatura corporal abaixa! Isso acontece porque o álcool permite que o sangue atinja a superfície do corpo, o que faz com que o corpo perca mais calor. A sensação de calor que ocorre após beber algo acontece porque este fluxo de sangue atinge a superfície da pele e os nervos sensoriais, dando uma sensação de calor. 

7. ENFRAQUECIMENTO DE TERREMOTOS
terremoto
O mito: um terremoto pequeno diminui as chances de um maior logo depois
A verdade: principalmente na Nova Zelândia, onde terremotos são muito comuns, é normal acreditar que terremotos pequenos reduzem as chances de outro terremoto maior acontecer na mesma região. Porém, isso não é verdade: sismólogos observaram que, para cada terremoto de magnitude 6, acontecem 10 de magnitude 5, 100 de magnitude 4, e mil de magnitude 3, e cada vez mais conforme eles ficam mais fracos. São vários terremotos pequenos, mas nenhum deles é suficiente para eliminar os eventos mais intensos. Seria necessária a ocorrência de 32 terremotos de magnitude 5, mil de magnitude 4 e 32 mil de magnitude 3 para somar a força de um único terremoto de intensidade 6. 

6. NÃO NADE APÓS O ALMOÇO
nadar
O mito: você tem que esperar meia hora após comer antes de entrar na água
A verdade: embora este mito seja baseado no fato que o corpo concentra a circulação de sangue para o intestino após a alimentação e que a falta de sangue nos músculos possa causar cãibras, ninguém nunca se afogou por nadar de barriga cheia. Nadar após comer uma grande refeição pode ser desconfortável, mas não vai fazer com que você se afogue. é mais fácil sair da água antes de qualquer problema maior aconteça. 

5. EXPLOSÃO DEMOGRÁFICA
explosao demografica
O mito: a Terra está perigosamente super populosa ou está chegando no seu limite
A verdade: este mito já circula há muito tempo, tendo registros de um pastor anglicano do século XIV afirmando que o poder da população é maior do que o da Terra para produzir subsistência para o homem. Até hoje, ambientalistas afirmam coisas semelhantes, mas a realidade é que a Terra é um lugar bastante grande, com espaço de sobra. Afinal, quanto espaço é necessário para conter 6 bilhões de pessoas? Para que se tenha uma ideia, o pequeno Japão tem cerca de 380 mil quilômetros quadrados.
Se as pessoas ficassem alojadas em famílias de quatro pessoas em prédios simples de dois andares (com oito pessoas por prédio, portanto), cada prédio ficaria em uma área de aproximadamente 1,6 quilômetros quadrados. Assim, utilizando a média estadunidense de cerca de 2,5 quilômetros quadrados para quatro pessoas, toda a população do mundo poderia morar em uma pequena porção do continente americano, sem ocupar nem todo o Brasil. O resto do mundo ficaria disponível para produção de comida, por exemplo.

4. CELULAR + AVIÃO = ACIDENTE
aviao
O mito: falar ao celular em um avião em movimento pode causar um acidente
A verdade: a FAA, órgão de administração aérea dos Estados Unidos vem testando aparelhos eletrônicos em voos há 25 anos, com níveis de interferência até 100 vezes maiores que os dos celulares. e nada acontece. O órgão afirma que não há ligação entre utilizar celulares e problemas eletrônicos no avião. Fica a cargo das companhias aéreas decidir a política de uso de celulares durante os voos. e eles escolhem pedir que você desligue seu aparelho. Ao usar seu celular durante um voo, você corre o risco de ter interferência com a comunicação da tripulação, mas seu avião não irá cair. 

3. VELHINHOS RABUGENTOS
velho velha
O mito: quanto mais velho você fica, pior fica o seu humor
A verdade: um estudo recente descobriu que nossas personalidades não mudam muito após os 30 anos. Isso basicamente significa que, se você é alegre aos 40 anos, você terá uma personalidade bastante parecida aos 80. Algumas mudanças acontecem em pessoas mais velhas principalmente devido a doenças como a demência ou ataques cardíacos, ou até mesmo pela experiência de vida. Isso é algo a se pensar quando for casar com alguém, a pessoa provavelmente irá se comportar do mesmo modo quando vocês envelhecerem. 

2. PEIXE CRU
peixe
O mito: Sushi é peixe cru
A verdade: embora muitas pessoas acreditem que sushi é peixe cru, nem todos os sushis têm este ingrediente na composição. Na realidade, peixe cru é o sashimi, e o sushi é o rolinho de arroz com recheios variados. Ele pode ser o makisushi, quando é embrulhado em nori, uma alga japonesa, ou o uramaki, com a alga por dentro e o arroz na parte de fora. 

1. VOCÊ É POLICIAL?
policial da policia
O mito: nos Estados Unidos, um policial não pode mentir a receber esta pergunta
A verdade: nenhuma lei daquele país proíbe os policiais de negarem que exercem esta profissão. Esta lei se preocupa com impedir que as pessoas cometam crimes que elas não cometeriam em situações normais. Este mito pode ser visto em alguns filmes, que talvez ajudem as pessoas a parar de cometer crimes.



Veja também:
Existem coisas na vida que não podem ser reconstruidas... porém...



Lucia in the sky

12 Comentários:

Anônimo disse...

Lucia,
Anti-social do jeito que eu sou, acho que a Terra está "overpopulated"!

Eu lamento que as pessoas só morrem quando o coração pára... Se morressem quando o cérobro pára, a atual população da terra seria de não mais de 3000 exemplares...


Quanto à eletrônicos nos aviões, não significa que causam acidentes, mas potencial de acidentes.
Mais de 80% dos acidentes ocorrem durante decolagem ou pouso, na área terminal, quando as aeronaves estão próximas.
O que celular faz é interferência na comunicação (as vezes dá pra ouvir conversa de pessoas falando ao celular no rádio do avião), mas isso rádios piratas também fazem (rádios com freqüência concedida geralmente tem freqüência de onda beeeem diferente das usadas pelos rádios dos aviões).

Alguns eletrônicos podem causar pequena variação em rádio-bússola ou outros instrumentos de navegação baseadas em ondas de rádio; como ainda não se sabe quais podem causar e quais não, ou pra não se perder empo citando um por um aos passageiros, as companhias pedem pra que se desliguem todos abaixo de 10 mil pés.
Captain Forr

Babi Mello disse...

Lúcia
Gostei do mitos, e como são colocados coisas em nossa cabeça, ninguém merece!

Anônimo disse...

Como sou japonês e conheço a culinária do meu povo (pois tenho na familia, incluindo minha mãe, cozinheiros que seguem ainda a tradição antiga de preparo dos pratos) gostaria de comentar algumas coisas sobre o mito do sushi esperando que seja útil pra você e seu blog.
Primeiro que na verdade nunca havia ouvido alguém dizer que o sushi é o peixe cru propriamente dito. Porem todo sushi originalmente tem um tipo de peixe (obrigatoriamente), alguns tipos novos e ocidentalizados já descartaram o uso do peixe cru no shushi. Há também outros tipos de sushi, nao apenas esses dois. Inlcusive o Uramaki é na verdade um tipo de makiZushi (com z, não com s), pois makizushi é todo sushi de forma redonda (maki=redondo + zushi=sushi). Um exemplo de sushi, que inclusive é meu preferido, é o Narizushi, que não usa o nori e nem é um rolinho. Outro exemplo que é mais conhecido é o nigirizushi, que é o arroz em forma paralelepipeda com um sashimi em cima amarrado com o nori. Existem ainda outros tipos.
Espero ter ajudado =].
Parabens pelo site e pelo post, gostei muito.

Anônimo disse...

número 8, sobre alcool completamente errada

Mário César Mancinelli de Araújo disse...

Olá, Lúcia.

Na realidade, sobre a Terra com problemas quanto à superpopulação, o problema não é quanto a espaço, pois isso temos de sobra, óbvio.

O problema é quanto a produção de alimentos mesmo. Teríamos que desmatar toda a floresta amazônica e, ainda assim, não conseguiríamos produzir alimentos suficientes para toda a população mundial.

Ainda mais com o aquecimento global, que gera secas e excesso de chuvas, em épocas em que isso não ocorreria (o clima fica cada vez mais desregulado).

E lembre-se: quase 50% da população existente hoje passa fome. Basta você começar a se lembrar da Somália, Haiti (mesmo antes do terremoto a coisa já estava feia), outros países africanos, certas regiões do Brasil, da Índia e da China, etc...

Para você ter um exemplo, a WWF tem um sistema de "calculo de pegada", que verifica se todo mundo tivesse o mesmo estilo de vida que o seu, quantos planetas Terra precisaríamos. E sabe qual é a média geral até agora? 3 planetas. 3 planetas!!!

E olha que os astrônomos não encontraram até hoje nenhum habitável, apenas 1 candidato (mas com massa igual a 7x a da Terra, portanto com uma gravidade também 7x a da Terra).

Enfim... É motivo suficiente? ;^)

Abraço!

Anônimo disse...

é, mas os desertos, as florestas, lugares inabitáveis vc nao ta contando né?
ou vc quer ir morar em chernobyl, ou comer algo de la(provavelmente eu escrevi errado)

Le homme disse...

A dos sentidos têm como fonte a wiki, e lá não há carência de referências.

Quanto ao arco-íris ouvi do meu professor(http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=N813834&tipo=completo&idiomaExibicao=1) Que o arco íris na verdade têm apenas 6 cores...e explicou a origem das 7 vinda dos gregos que colocavam 7 pra tudo ¬¬!

cya

Anônimo disse...

Quanto ao mito 6 , não nade após o almoço está certo e vou explicar o que ocorre. Quando você faz a ingestão de quantidade elevada de alimentos pesados como carnes e massas uma maior parte do sangue desce para o sistema digestivo para que se possa realizar a digestão dos alimentos e se você logo após comer entrar em uma piscina gelada este sangue terá que sair rapidamente do sistema digestivo e ir as extremidades do corpo para aquecelas, e isto pode provocar dores intensas na região abdominal podendo levar ao afogamento sim, mas tudo depende da situção em que ele se encontre na piscina...
Mas para isto acontece somente quando você come muito e pula na piscina que não possua aquecimento e então rapidamente seu corpo começa a perde calor.

Acho que seria interessante você rever isto ok?

até mais.

Anônimo disse...

Que alívio saber que a gente NÃO fica mais rabugento com a idade, já estava ficando com medo de mim, rsrsrs

Unknown disse...

Olá, com relação à questão de "não afogar por ter ingerido alimentos" presenciei três mortes nesse tipo de situação, e tenho certeza de que não fui a única que ja passou por isso, principalmente em praias e rios onde "sair da agua" não é tão facil assim.

Anônimo disse...

o 5 ta errado.

a terra tem gente de mais, claro que da pra vier ate mais gente, mais não em qualidade boa.

não é por que cabe mais gente, que quer dizer que pode ter mais gente.

japão é um péssimo exemplo, as autoridades japonesas ja limitam o numero de filhos por familia faz muito tempo.

a sobre nadar de barriga cheia, posso falar que é errada. o problema é fazer exercício de barriga cheia. o seu sangue vai se movimentar pra o estômago e começar a faze a digestão, se voce começar a fazer exercícios a digestão vai ficar para segundo plano e o sangue vai ser usado para oxigenar os musculo.

Zeus.EX disse...

O 8 já foi provado ser real inclusive pelos Mythbusters no Discovery, utilizando uma camera que detecta a temperatura dos corpos.

FAIL

Sem falar que nunca ouvi ninguém dizendo que 'sushi é peixe crú'

Postar um comentário

Olá!! Obrigada por comentar! Somente comentários educados e relevantes serão autorizados. Caso faça alguma pergunta, responderei abaixo.

♥ Siga também

♥ Pesquisar

♥ Atenção

Creative Commons License
Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

♥ Receba por e-mail

RSS

Escreva seu email:

Delivered by FeedBurner

♥ Contando

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui! Uêba - Os Melhores Links Colmeia: O melhor dos blogs Tá afim de descontração?  Então,  pica a mula pra cá e venha nos visitar!

  ©Lucia in the Sky - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo