Dando um tempo

Gente, vou dar um tempo desse blog. Já há meses acho que ele perdeu a minha cara, ou eu mudei, sei lá; simplesmente não tenho me identificado com ele.

Pode ser que ainda surja alguma postagem por aqui, de humor ou imagens fantásticas.

Qdo vencer o domínio, não sei se vou renovar, então quem quiser acessar vai ter que usar o endereço do blogger, anotem aí: http://lucia-inthesky.blogspot.com

Continuo Lucia in the sky, mas agora em outra plataforma, ainda meio sem forma, mas devagar vou ajeitando: http://lucinha.tumblr.com/

Também vou continuar com minhas participações no Bem Casadas e no Cristão da Universal.

Mantenha-se informado me seguindo no twitter .


Bjins :-*

18 setembro 2010

Brasileiro descobre que existem centenas de diamantes flutuando no espaço

Aglomerado globular NGC 6397: 42 estrelas de diamante a 6.000 graus Kelvin


Até recentemente não se sabia o que acontece com uma estrela quando ela 'morre'. Contudo, as últimas descobertas confirmaram uma suspeita ainda não comprovada: elas se cristalizam em givantescos diamantes que ficam flutuando perdidos no espaço.

Por trás dessa descoberta cintilante na constelação de Centaurus está um astrônomo brasileiro, Antônio Kanaan. O professor Kanaan dirige o Grupo de Astrofísica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e foi quem descobriu, em 1991, que a estrela BPM 37093, que flutua a 50
anos-luz da Terra, era pulsante. "Depois, a gente se deu conta de que ela, além de ser pulsante, podia ser uma estrela cristalizada em diamante".

Só não é correto imaginar que as anãs brancas sejam um diamante exatamente igual aos que conhecemos,pois seu cristal de carbono é muito mais compacto: a distância média entre os átomos que compõem um diamante encontrado na Terra é de 3,08 angstrons. O diamante da anã branca é superdenso e apenas 0,01 angstrom separa as partículas elementares que o compõem. Um angstrom é 1 décimo de bilionésimo do metro.

Contudo, não é possível aproveitar tais jóias, pois os núcleos das estrelas anãs-brancas (como são classificados os corpos celestes como o que foi descoberto) apesar de não terem mais combustível nuclear, permanecem em temperaturas altíssimas. Graças a isso, e por causa das condições de pressão a que estão submetidos, os núcleos se mantêm coesos e formam os diamantes. "Se fossem retirados lá de dentro, desmanchariam." Mas será que não existem estrelas ainda mais antigas cujos núcleos já esfriaram e poderiam ser explorados? "Aí tem um outro problema: a idade do universo. Acredita-se que, para uma estrela resfriar totalmente, sejam necessários cerca de 120 bilhões de anos. E o universo não é tão antigo." A notícia pode ser um balde de água fria para quem alimentava esperanças de uma "corrida do diamante espacial".

Comentário: Esse é mais um exemplo da reconhecida contribuição da astrofísica e astronomia brasileira para um maior conhecimento humano do universo. Também é mais um exemplo de que hoje em dia com a globalização, com a internet e com a devida condição propiciada a um pesquisador no país, não é necessário para o mesmo migrar para outros centros visando obter resultados significativos em sua carreira. Parabéns a dupla de astrofísicos pela sua descoberta e espero que parcerias como essa continuem sendo realizadas em prol da Astrofísica Brasileira e mundial.

Tentei resumir o que li aqui e aqui, espero não ter escrito nenhuma besteira...

Bookmark and Share

2 Comentários:

Anônimo disse...

Eu fico imaginando a mulherada dando uma de Scrat, do filme A Era do Gelo, mas loucas tentando catar até a última estrela ao invés de avelã!

Captain Forr

P.S. Continuo alijadinho, sem trabalhar, sem receber, e brigando com seguradora...

Anônimo disse...

Ganhei um abraço duma loira... passa la no No Pain, No Tears descobrir quem é!
Quer uma dica?
Ela está tentando entrar pra Red Bull Air Race!
Espero que consiga - E o Adilson Kindlemann que se cuide!
Captain Forr

Postar um comentário

Olá!! Obrigada por comentar! Somente comentários educados e relevantes serão autorizados. Caso faça alguma pergunta, responderei abaixo.

♥ Siga também

♥ Pesquisar

♥ Atenção

Creative Commons License
Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

♥ Receba por e-mail

RSS

Escreva seu email:

Delivered by FeedBurner

♥ Contando

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui! Uêba - Os Melhores Links Colmeia: O melhor dos blogs Tá afim de descontração?  Então,  pica a mula pra cá e venha nos visitar!

  ©Lucia in the Sky - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo